Páginas

Coisas estranhas do clipe memórias, Pitty.


Sou fã da Pitty (inclusive tenho um fã clube) e resolvi postar aqui um post que eu fiz como participação especial em um portal de informações e curiosidades sobre ela e a banda. Vou adaptar o post para o meu blog pessoal, no caso esse. Foi um post bem gostoso de escrever e é cheio de curiosidades legais sobre a gravação do clipe. É sempre bom falar sobre algo que gostamos muito. Coletei as informações que consegui sobre o que aconteceu durante as gravações e o resultado foi esse:
Como alguns devem saber, o clipe foi gravado entre 17 e 18 de outubro (mês das bruxas) de 2005, em São Paulo. Muitos não se importam com isso de mês das bruxas, aqui no Brasil, mas vale a pena reafirmar que foi no mês das bruxas, propositalmente ou não. No making off da gravação desse clipe, Pitty comentou que tava tendo uns sonhos estranhos e disse rindo em tom de brincadeira: ''Rapaz, depois de hoje não vou dormir mais nunca''. E uma pessoa que não consegui identificar quem é, comentou que todo mundo tava tendo sonhos estranhos. E Ricardo Spencer (diretor desse clipe e de outros dela), até disse que pensaram seriamente se iam continuar com esse roteiro original até o final ou se iam desistir por conta da série de coisas ruins que estavam acontecendo. E entre outras coisas, eles (pessoal da equipe que não sei exatamente quem são e quantos são), atropelaram um motoqueiro e obviamente que foi sem querer. E o Martin (guitarrista da banda) desmaiou mas o motivo do desmaio e quando aconteceu, não foi dito. O Alexandre Guena, que também foi diretor desse clipe, comentou que Ricardo Spencer tomou até passe, coisa que nunca havia acontecido antes. Passe pra quem não sabe, é uma prática espírita (o que aponta que Ricardo Spencer confia mais no espiritismo do que nas outras religiões e isso me deixa mais encantada por ele), e o passe serve basicamente pra descarregar e tirar toda as energias ruins do corpo da pessoa que o toma e é feito por médiuns. Esse clipe teve uma super produção, contando com um maquiador contratado pra fazer as maquiagens sombrias nos integrantes da banda. E o Joe (baixista da banda) fez uma mecha branca no cabelo, que eu curti muito, acho que combinou com ele, pena que não foi permanente e eu nem sei como foi feita, provavelmente com spray.


Em um segundo momento, Ricardo Spencer comenta que anteriormente o roteiro desse clipe não tinha nada de terror e que falava basicamente de nostalgia. E ressaltou que no decorrer do roteiro que as novas ideias começaram a surgir e fluir de verdade. E no segundo dia, as quatro da manhã, veio a calhar a ideia do jogo do copo, e a ideia veio de um site que o Spencer mandou pro Alexandre, e a ideia o agradou bastante. Achou melhor seguir essa linha de roteiro pro clipe, e resolveram mudar absolutamente tudo (e o roteiro anterior, já estava pronto, provavelmente foi pro lixo). Os dois, começaram com essa nova ideia e concluíram tudo em duas horas, bem menos que o tempo gasto pra terminar o roteiro anterior e na minha opinião, bem melhor. O novo roteiro, em desenho:


A casa onde ocorreram as gravações, não era um falso cenário, e sim realmente uma casa abandonada e velha. E dá uma pequena impressão de ser mal assombrada. Eu teria medo de entrar lá. O diretor de fotografia do clipe comparou a casa com as que eram utilizadas antigamente pra fazer romances góticos, pela semelhança no jardim e nos anjos que estavam espalhados por lá. Anjos de porcelana que por sinal alguns estavam quebrados e sujos de poeira, terra e repletos de teias de aranha. A casa é localizada no Pacaembu e é conhecida como ''o casarão mal assombrado'', segundo Pitty. E essa casa faz parte de um projeto para uma possível revitalização. O rapaz da equipe que alugou a casa pro pessoal, disse que foi abandonada há oito anos (se foi gravado em 2005 foi abandonada em 1997, ano do meu nascimento). E a casa estava cheia de ratos e com muita poeira. Uma curiosidade sobre os truques para a gravação desse clipe, é que na cena que a menininha urina na roupa de medo, foi usado chá e um cano parecido com um canudinho por onde o chá saiu na hora de gravar essa parte (isso explica o motivo de terem focado só nas pernas da menina, ela estavam segurando esse canudinho e apertando a garrafa pra sair o chá nesse momento, tímida, ela ficava rindo e envergonhada com as pessoas olhando). Nos bastidores o pessoal da produção, sempre com muito bom humor, brincavam chamando a atriz de ''mijona'', hahahaha.
Uma imagem dessa cena: 

E o maquiador da vez comentou que a marca registrada da Pitty não só na make que ele fez como na maioria das makes que ela usa, é o olho com o toque bem preto e dramático. (Maquiador fazendo a make da Pitty pro clipe):

Em um momento descontraído, Pitty e Spencer brincam fazendo um pacto de amizade, dizendo que se um dos dois morrerem, é pro outro colocar algodão no nariz de quem morreu, no caso, se Pitty morrer antes do Spencer, ele se encarrega de colocar no nariz dela e vice-versa mas Spencer comenta que é muito difícil ela morrer antes dele. Mas nunca se sabe o que nos espera. Não foram utilizadas teias de aranha sintética nem gelo seco na casa, pra dar um ar de realidade na pegada sombria da casa, fugindo um pouco do tradicional das casas abandonadas dos filmes americanos. Martin relembrou de uma história, de que quando alguém foi ver a localização da casa, provavelmente dessa casa das filmagens, apareceu uma senhora estranha dizendo: ''Ó, se eu fosse você eu não ficava aí de noite não, hein, essa casa é esquisita''. A gravação durou a noite toda, tendo fim as seis e meia da manhã. Vale lembrar que na casa não tinha luz e que tudo foi feito a luz de vela mesmo, as velas não são apenas enfeite do cenário. As velas foram de extrema necessidade pra iluminação e para as filmagens e fotos ficarem boas. Pitty disse que se fosse mudar de cômodo sozinha era ''aquela coisa'', medo (?). Portanto, o clima desse clipe foi real, porque creio tenho certeza que estavam com um pouquinho de medo, que seja. Afinal, estavam todos no escuro e em uma casa abandonada e mal assombrada, talvez. 
E aí vem a história mais curiosa e interessante disso tudo. De uma foto do Patriarca da Armênia (o patriarca Armênio). Martin disse que a família que morava na casa, era de lá. E acrescentou que além das interferências arquitetônicas, a família mantinha respeito por esse patriarca. Que usa um capuz preto. Uma imagem dele: 


E na casa, tinha uma foto dele (bem parecida com essa), onde perto dessa imagem, eles deixavam uma vela acesa pra iluminar o tempo todo, pelo motivo que Martin explicou: ''Se ele tomou conta dessa casa por esse tempo todo né...''
A cena da brincadeira do copo foi gravada exatamente as 00:00 (meia noite), Pitty teve o cuidado de ficar olhando o relógio, para que quando desse o horário, desse inicio a brincadeira do copo.


Spencer comentou no final que estavam providenciando uma ida a um terreiro na Bahia pra descarregar as energias depois disso tudo. (O que eu fiquei surpresa, sempre suspeitei de que o pessoal, não só a Pitty, frequentassem terreiros). No final da gravação, Pitty abraçou Spencer e no fundo, palmas de todo mundo que fez parte e ajudou de alguma forma, que comemoravam o fim de mais um trabalho bem sucedido.
Pitty nos bastidores das gravações:
Bastidores:


A imagem ficou pequena e sem qualidade mas só achei assim.
E durante as gravações:


xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário